quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Na posse do novo ministro, presidenta Dilma fala sobre força do setor agropecuário para o desenvolvimento do país


Presidenta Dilma Rousseff discursa durante posse do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Ao participar da cerimônia de posse do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, nesta terça-feira (23/8), em Brasília (DF), a presidenta Dilma Rousseff salientou o momento histórico do setor agropecuário brasileiro que contará, na safra 2011-2012, com o investimento recorde de R$ 107,5 bilhões.
Ela destacou a colaboração do ex-ministro Wagner Rossi na condução de políticas para o setor, agradecendo, em nome do governo, a sua atuação à frente da pasta, e afirmou ter certeza de que o novo ministro Mendes Ribeiro executará muito bem o Plano Agrícola e Pecuário 2011-2012.
“Os avanços desse Plano Safra 2011-2012 envolvem a simplificação e a desburocratização do acesso ao crédito, passam pelo suporte aos segmentos de grãos, algodão e alimentos, passam por mais apoio aos médios produtores (…), envolvem também o fortalecimento do programa de agricultura de baixo carbono (…), passam ainda pela criação de linhas de crédito especiais para plantar e renovar canaviais, pelo suporte da cadeia de produtores de laranja, pela criação de linhas específicas aos pecuaristas.”
A presidenta lembrou que o Brasil é o segundo maior produtor de alimentos do mundo e o terceiro maior exportador de produtos agropecuários – atrás apenas dos Estados Unidos e União Europeia –, sem perder de vista o foco no mercado interno e na garantia da segurança alimentar aos 190 milhões de brasileiros. Ela ressaltou o caráter estratégico do agronegócio no enfrentamento à instabilidade econômica internacional e citou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos, distribuição de renda e resgate de brasileiros da pobreza extrema.
Dilma Rousseff chamou a atenção para os muitos desafios que o país precisa enfrentar. Na opinião dela, é necessário fortalecer a agricultura para fazer frente ao caráter volátil e muitas vezes especulativo dos preços das commodities, fazer face às intempéries e proteger a agricultura para torná-la cada vez mais forte. A presidenta disse, ainda, que é preciso lutar nos organismos internacionais contra o protecionismo e as práticas comerciais danosas ao Brasil, de forma a “assegurar o abastecimento de um mercado interno em crescimento”.
“Isso é sem dúvida uma das características mais estratégicas do nosso país”, classificou.
O ministro Mendes Ribeiro, por sua vez, agradeceu a confiança da presidenta Dilma Rousseff ao convidá-lo para chefiar o Ministério e afirmou que sua grande missão será ajustar o compasso entre as necessidades da sociedade e a gestão governamental. “Terei como inspiração os agricultores brasileiros”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário