terça-feira, 2 de agosto de 2011

Secom recebe prêmio por série de teleconferências de autoridades brasileiras com a mídia e analistas do exterior

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) recebeu o prêmio “Stevie 2011” (International Business Award) de melhor campanha de comunicação em temas globais pela série de teleconferências de autoridades brasileiras com meios de comunicação e analistas internacionais. As conferências integram o projeto de promoção do Brasil no exterior.
O prêmio está em sua oitava edição global e recebeu mais de três mil inscrições, de mais de 40 países. O “Stevie” é uma das principais premiações corporativas internacionais em áreas como responsabilidade ambiental, marketing, comunicação corporativa, relações públicas e publicidade. A seleção dos vencedores foi realizada em duas rodadas por uma comissão julgadora que envolveu quase 200 profissionais de todo o mundo.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no próximo dia 11 de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O projeto de divulgação do Brasil no exterior

A Secom vem implementando, desde o início de 2009, projeto com o propósito de reforçar a noção de que o país mudou de patamar no cenário internacional, bem como de fortalecer a imagem e a reputação do Brasil. O projeto tem buscado difundir informações junto a jornalistas e formadores de opinião no exterior a respeito das credenciais do Brasil nos planos econômico, social, ambiental e político-institucional.

A série de teleconferências internacionais

Em setembro de 2009, a Secom aproveitou a oportunidade apresentada pela divulgação dos resultados do PIB para organizar teleconferência com o objetivo de possibilitar à mídia internacional a oportunidade de dialogar diretamente com o Ministro da Fazenda na manhã da divulgação dos dados. A iniciativa atraiu 20 participantes internacionais e resultou na publicação de mais de 400 notícias no exterior.
Os bons resultados levaram à criação de oportunidades mensais para falar com autoridades brasileiras via teleconferência. As entrevistas virtuais são realizadas em inglês (ou em português com tradução) e começam com observações de porta-voz do governo, seguidas por uma sessão de perguntas e respostas. A transcrição da conferência é distribuída depois aos participantes, para facilitar a verificação de dados e promover os anúncios e comentários feitos durante a conversa.
No total, a Secom realizou 16 teleconferências em 2010, com tópicos que incluíram dos resultados do PIB à perspectiva do Banco Central para a economia; expectativas em relação a reuniões sobre mudança climática, do G-20 e do FMI; infraestrutura e planos de investimento para a Copa do Mundo e Olimpíadas; e programas de desenvolvimento e inclusão social. Os porta-vozes incluíram os ministros da Fazenda, do Planejamento, do Meio Ambiente, do Esporte e da Agricultura, assim como o presidente do Banco Central. As teleconferências de 2010 atraíram cerca de 300 participantes de 20 países, e resultaram em mais de 2.500 notícias. O programa continua em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário